Redes Sociais – Formação

O social media deve ser considerado um elemento integrante do plano de marketing da empresa. Existem objectivos, métricas e acções a desenvolver tal como existiam antes da utilização destes outros meios.

Genericamente, o social media pode ser utilizado para contribuir no cumprimento de três grandes objectivos do plano de marketing geral da empresa:

. Divulgação da marca, ou brand awareness

. Fidelização de Clientes

. Vendas

Uma planificação da sua utilização permite alinhar os esforços de marketing em Social Media com os objectivos do negócio, e difundir o produto para diversos segmentos com múltiplas abordagens mas mantendo uma coesão. E respeitando as regras de comunicação de cada uma das plataformas.

Plano de Formação-Tipo

Objectivos:
– Definir os valores da marca baseados num estudo caso
– Definir a(s) persona(s) aliadas aos públicos-alvo do produto/serviço a promover
– Definir a linguagem a utilizar e temáticas de interesse para respectivos
– Recolher informação do mercado
– Elaborar um plano editorial anual com detalhe de um mês.
– Saber gerir diariamente as redes sociais Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram e Google +.

Módulo Introdutório: Introdução às Redes Sociais (2 horas)
O que são as redes sociais
Breve resenha histórica
Conceitos e mitos
Ferramentas necessárias

Módulo 1: Requisitos de Marketing (8 horas)
Definição de Objectivos, diferença entre objectivos de marketing e objectivos de campanhas.
Definição de valores de marca e personas.
Análise do plano de marketing/relações públicas para integração com as redes sociais
Implementação da recolha de informação de mercado por via das redes sociais

Módulo 2: Introdução às redes sociais a estudar(*) (7 horas)
Caracterização de cada rede social
Valências e limitações na sua utilização

Módulo 3: Elaboração do Plano Editorial (8 horas)
O que é um plano editorial
Como se define um plano editorial anual e a sua partição em trimestres, meses e dias.
Elaboração de um Plano Editorial.

Módulo 4: Utilização Prática Avançada Facebook (4 horas)
Gestão de informação de perfil
Publicação de conteúdos
Publicidade
Funcionalidades
Informação Estatística Interna

Módulo 5: Utilização Prática Avançada Twitter (4 horas)
Gestão de informação de perfil
Publicação de conteúdos
Publicidade
Segmentação e recolha de informação de marketing

Módulo 6: Utilização Prática Avançada Pinterest e Instagram (3 horas)
Gestão de informação de perfil
Publicação de conteúdos

Módulo 7: Utilização Prática Avançada Google + (4 horas)
Gestão de informação de perfil
Publicação de conteúdos

Módulo 8: Integração Estatística (5 horas)
Interligação das informações publicadas com o Google Analytics
Interpretação de dados do Google Analytics

(*) Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e Google +
A formação tem uma vertente de 40% teoria, 60% prática. No final de todos os módulos serão dados casos práticos para desenvolvimento pelos formandos para aplicação prática da matéria.

Total Horas: 45 horas

Acções de formação desenhadas à medida do cliente

Cada acção de formação é única e adaptada quer à empresa como ao grupo de formandos.
– Levantamento de necessidades da Unidade Hoteleira
– Levantamento de necessidades dos potenciais formandos
– Plano de sessão de formação adaptado ao “produto” hoteleiro e necessidades detectadas
– Formação presencial nas instalações do cliente
– Apoio por e-mail aos formandos até 3 meses após a acção de formação
– Avaliação do impacto da acção de formação