da estratégia à gestão diária
Hotelaria | Empreendimentos turísticos

Curso Revenue Management (80h)

Curso de Revenue Management de nível inicial.
Indicado para quem não tem qualquer experiência na área ou tem pouca experiência como revenue manager. Uma formação prática com base em casos fictícios que o leva dos fundamentos, à estratégia, otimização de preço até à previsão e controlo.
Dedicada apenas à gestão de receita da área de alojamento.

Próxima Data
2 Março a 21 de Abril 2020
Segundas, Terças e Quartas das 18h30 às 22h30
Tipo de Curso
Curso de Especialização
Nº de Participantes
12 a 14 alunos
Onde
Lisboa – Junqueira (mesmo edifício da Cordoaria Nacional)
Casa dos Sonhos – Sala da (Trans)Formação
Preço
€ 850 (iva incluído)
80 horas de formação

Curso de Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

A quem se Destina

Revenue Managers

Revenue managers de unidades hoteleiras (hotel, apartamentos, hostel) em início de carreira com até 6 meses de experiência na função

eCommerce

eCommerce manager de unidades hoteleiras que pretendam iniciar uma carreira como revenue manager

Outros profissionais ou recém-licenciados

Profissionais hoteleiros das áreas comerciais ou de alojamento que desejam mudar de carreira para a área de revenue management. Recém-licenciados nas áreas de turismo e/ou hotelaria que pretendem prosseguir uma carreira na área de revenue management ou que pretendem exercer em unidades de pequena dimensão.

Curso de Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

O que irá aprender

No final do curso o formando estará apto a:

  • Aplicar os principais indicadores de Revenue Management numa unidade hoteleira
  • Identificar o seu competitive set
  • Construir uma Estratégia de Revenue Management adequada ao hotel
  • Identificar e implementar uma segmentação ajustada ao mix de clientes da unidade hoteleira
  • Desenvolver uma estrutura de preços
  • Identificar as várias técnicas de maximização do preço
  • Reproduzir previsões de receita de alojamento
  • Controlar as receitas e quota de mercado

 

Com este módulo pretende-se dar início ou fazer uma revisão de conhecimentos sobre a área de Revenue Management. Iremos abordar vários temas, tais como os principais indicadores de RM: a sua importância e cálculo, a importância da função de uma Revenue Manager, e ainda identificar as várias tarefas que devem ser tidas em conta nesta função.

  • Conceitos e princípios de RM
  • Importância e Perfil do RM na unidade Hoteleira
  • Glossário de Términos de Revenue Management
  • Principais Indicadores de Revenue Management (como calcular, importância e aplicação)
  • Boas Práticas – Diárias, Semanais, Mensais e Anuais

Para uma correta definição e implementação de uma Estratégia de Revenue, existe todo um conjunto de variáveis que devem ser tidas em conta e várias equipas envolvidas.

Neste módulo abordaremos temas como os dados a ter em conta e sua importância na definição de uma estratégia para a unidade hoteleira, a definição dos pontos diferenciadores da unidade hoteleira e consequente definição do seu competitive set, análise e cálculo da quota de mercado, assim como identificar os sistemas a que podemos recorrer para nos auxiliar neste processo. 

  • Noções Estratégicas de Revenue Management em hotelaria
  • Processos de definição de uma Estratégia de Revenue
  •  Dados do Destino e Tendências a ter em conta
  • A importância da recolha, análise e tratamento dos dados
  • Processo de definição dos Unique Selling Poins da Unidade
  • Processo para a correta definição do Competitive Set
  • Sistemas a recorrer como complemento à definição da estratégia (OTA Insight e STR – ponto está incluída a explicação dos sistemas)

A Segmentação é uma variável crucial na construção de uma Estratégia de Revenue. Tendo em conta isso, neste módulo pretendemos enumerar os vários segmentos de mercado com que podemos trabalhar de acordo com a unidade hoteleira, identificar os comportamentos (ciclos de compra) de cada um e implementar a correta segmentação a nível macro e micro

  • Importância da Segmentação Macro e Micro numa Unidade Hoteleira
  • Processo a seguir para a correta implementação de uma Macro e Micro Segmentação
  • Diferentes tipos de Segmentos e seu comportamento
  • Relacionamento dos Segmentos com os Accounts e Mercados Geográficos

Porque definir uma correta estrutura de preços é uma das bases principais da maximização de receita, é isso que pretendemos abordar neste módulo.

Desde as rúbricas e custos a ter em conta, construção de escalas de atributos, diferentes tipos de contratação e construção de preço, vários serão os temas que iremos aprender neste processo de criação de uma estrutura de preços.

  • Processo de criação de uma Estrutura de Preços e variáveis a considerar para a determinação do preço
  • Rúbricas extra alojamento a ter em conta na construção do preço
  • Diferentes tipos de ofertas a contemplar numa Estrutura de Preços e a sua distinção entre estratégias e táticas
  • Open Pricing
  • Canais Distribuição Vs Estrutura de Preços
  • Diferentes tipos de contratação
  • Processo de Classificação dos Accounts
  • Gestão de Reservas (No Shws, Cancelamentos, Early Departures) & Práticas de Overbookings

Trabalhar o Segmento de Grupos exige que tenhamos em conta variáveis totalmente diferentes do Segmento de Transient. Neste módulo pretendemos enumerar as variáveis a trabalhar (group displacement e group ceiling), perceber o processo de negociação de um grupo, assim como analisar o impacto positivo ou negativo que este segmento pode causar nos restantes.

  • Tipos de Grupos a considerar e seus comportamentos
  • Variáveis a ter em conta no processo de definição de preços para o Segmento de Grupos
  • Diferentes tipos de Contratação
  • Processo de cotação para os diferentes tipos de Grupos
  • Dados Externos e Dados Internos a ter em conta
  • Reuniões a ter em conta para o controlo do Segmento de Grupos

E porque sem controlo e antecipação a área de Revenue Management não consegue sobrevier, neste módulo iremos trabalhar os indicadores que devem ser controlados e com que regularidade, identificar que dados e análises são essenciais para a correta construção de um Forecast, e como devemos fazer uso deles no dia a dia.

  • Variáveis a ter em conta no controlo diário da estratégia adotada pela unidade
  • Identificação dos mapas necessários a serem criados para uma correta previsão e controlo da estratégia implementada
  • Processo de Yield em Revenue Management de Alojamentos
  • Análises a efetuar e indicadores a ter em conta para o correto desenvolvimento de um Forecast
  • Market Share – Processo e variáveis a ter em conta
  • Indicadores Mensais a ter em conta no controlo da Estratégia

Curso de Revenue Management
Hotelaria e Empresas Turísticas

porquê aprender connosco

formandos

Crescimento Individual

Cada aluno tem objetivos diferentes, apoiamos o seu crescimento individual e o seu ritmo de aprendizagem

Mercado Trabalho

Trabalhamos com a Realidade

Acompanhamos e trabalhamos há 14 anos com o mercado hoteleiro, turístico e restauração. Sabemos como funciona.

Aprendizagem

Fazer. Criar. Inovar.

A prática não se prende a hipotéticos exercícios em papel. A sala de (trans)formação é um laboratório.

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instalações

Porque não queremos contribuir somente para o seu crescimento individual e para a realização dos seus sonhos, a academia da t-hotel leciona as suas formações nas instalações da Terra dos Sonhos, contribuindo deste modo para que esta instituição tenha meios próprios para a realização dos sonhos de centenas de crianças. Bem vindos à Sala da (trans)formação.

Lisboa – Junqueira
(Traseiras da Cordoaria Nacional – junto Hospital Egas Moniz)
Comboio: Estação de Belém |  Carris: Paragem Hospital Egas Moniz

Academia t-hotel - Formação Marketing Digital Hotelaria e Turismo

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Formadora

uma equipa de mentes curiosas dedicada a puxar por si rumo aos seus objetivos, que o fará voltar à idade dos porquês, sair da sua zona de conforto e descobrir novas respostas.
Guia Dinis - Revenue Management Formação

Guia Dinis

Revenue Manager

Tem na sua bagagem 18 anos de experiência em hotelaria, dos quais se destacam as funções de revenue manager na Ritz Carlton e a Direção de Revenue Management no Grupo Hotéis Real.

Recentemente fundou a revworks-u e trabalha com um portfólio alargado de hotéis independentes e cadeias nacionais (no qual se se inclui o grupo Altis Hotels).

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Preço e Condições

Pagamento

€ 850 (iva incluído)
Caso o pagamento seja feito a título individual e não através da empresa o mesmo pode ser repartido em três prestações (€ 283).

Pretende inscrever mais do que uma pessoa? Peça mais informações no formulário que se segue

Condições de admissão:

  • Mínimo 12º ano de escolaridade e/ou com percurso e experiência profissional relevante para o curso ao qual se candidata,
  • Preenchimento de questionário de avaliação de diagnóstico
  • Conhecimentos de excel
  • Capacidade analítica 

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Envie-nos a sua mensagem e responderemos em 24h úteis.

Poderá consultar a política de privacidade e tratamento de dados pessoais em Politica de Privacidade

academia t-hotel

aulas abertas

as aulas abertas são aulas gratuitas onde poderá experimentar em primeira mão como decorrem as formações na academia 
Análise de Market Share

Quando: Lisboa, 5 de Fevereiro 2020 – 18h30 às 22h30

Atingimos o orçamento 🥳
Isto quer dizer que estamos saciados ou que ainda temos apetite para mais uma fatia? Alcançar a meta que nos propusemos em termos de receita não significa que estamos cheios. O que devemos fazer então?
Na aula aberta – Análise de Market Share – vamos aprender o que podemos fazer, qual a métrica mais importante, como contornar esta situação e maximizar a nossa quota de mercado.
Inscrições até 24 de Janeiro 2020

Contatos

estamos à sua disposição para esclarecer qualquer dúvida.