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Fruta ou chocolate – episódio 1

Escrever publicações para as redes sociais não é fácil, não quando se tem um objetivo, não quando queremos fazer a nossa marca brilhar. Durante as próximas semanas, sempre às terças-feiras, vamos ilustrar como uma publicação sobre o mesmo assunto pode tomar várias direções e por que razão foi nesse sentido.
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2 minutos

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Começamos a rubrica do “É fruta ou chocolate” com a publicação menos complexa, o colocar de uma simples pergunta.

 
Neste caso optámos por “Qual o seu topping favorito?”, mas ocorreram-nos outras, como:
  • Com topping ou ao natural?
  • Copo ou Cone, o que prefere?
  • Estas são as três combinações que mais saíram no fim de semana. Consegue adivinhar os sabores?
  • Qual o seu sabor favorito?
  • Qual dos seus amigos pede sempre os sabores menos usais?
Penso que neste momento já perceberam o que mais se poderia seguir.
 
O objetivo é sempre o mesmo: obter interação do público.
 
A estratégia de conteúdos de uma marca contempla sempre uma área assente neste objectivo imediato. Que na realidade reflete outros objetivos a mais longo prazo:
  • aumentar organicamente a sua audiência,
  • amplificar a divulgação da marca, e
  • manter-se viva no mural daqueles que a seguem, assegurando continuidade no consumo de conteúdos.

Sem interação as suas publicações irão morrer na praia.

Por outro lado, publicações com elevado número de interações, mostram a quem chega ao seu mural que é uma marca querida dos seus clientes.
 
Mas nem todas as marcas se encontram na mesma posição para serem bem sucedidas neste objetivo, e isso acontece quando a marca:
  • é relativamente nova,
  • os fãs da marca não são realmente embaixadores da marca, e em alguns casos nem são clientes
  • os fãs não se revêem nos conteúdos publicados, não se sentindo por isso próximos à marca
  • os fãs não querem mostrar publicamente o seu apreço (porque vêem-no como a partilha de uma informação privada – claro que aqui fora da área dos gelados)
 
Quanto ao tom da voz da marca, usámos um tom neutro sem personalidade vincada. Não trata os clientes por tu, e faz um uso muito ligeiro de emojis.
Qualquer uma destas frases poderia ser utilizada por qualquer marca de gelados, dificilmente ao lerem o que aqui foi escrito identificariam uma em particular.
 
Sabem quem vos pode ajudar a ter ideias para os conteúdos de interação com os vossos clientes? Quem os atende, pois são eles que sabem todos os gostos e pedidos mais exóticos.
Para ter sucesso nesta área é imprescindível saber o que toca o coração dos vossos clientes.
 
Somos grandes fãs de marcas que nos deixam trazer o conhecimento de quem está no atendimento ao público para a área da comunicação. 
 
A rubrica “É fruta ou chocolate” volta na próxima terça-feira.

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