Comecemos como sempre do fim para o princípio, apresentando um exemplo de publicação e desconstruíndo o mesmo.

Nem todas as marcas o conseguem. E na verdade nem todas o podem fazer, quer seja pela rapidez de reação (cadeia aprovação e liberdade criativa), pela personalidade da mesma (mais ou menos conservadora) ou pela adequação ao tipo produto/serviço que representam.




Enquanto os embaixadores de marca certamente só necessitam das novidades, o mesmo não se aplica aos consumidores recentes, aos que são apenas fãs nas redes sociais e aqueles que ainda não são clientes.
Conteúdos educacionais sobre o que a marca tem para oferecer são sempre necessários.


Findos os exemplos, fazemos uma síntese
3 passos para definir a estratégia de conteúdos
1. Quem são os vários públicos-alvo da minha marca ou linhas de produtos/serviços?
Caracterizar os vários público-alvo (o consumidor que deseja ver seu cliente) com dados como faixa etária, estado civil, agregado familiar, como consomem e onde consomem o seu produto/serviço, que interesses e causas têm para lá da sua marca.
Que dúvidas e questões têm sobre a sua marca, e o seu produto/serviço?
A sua marca resolve que problema ao seu público-alvo?
Ao delinear o quem, sabe com quem irá comunicar, como deverá abordar cada tipo de público-alvo, e a quem se vai dirigir nas redes sociais.
2. A marca usa as redes sociais para atingir que tipo de objetivos de negócio?




3. Qual o ciclo de compra dos vários públicos-alvo?
Da conjugação dos três passos anteriores respondemos às questões: que grandes temas vamos abordar, quando e através de que canais. Concluindo assim a definição da estratégia das redes sociais para a sua marca.
A rubrica “É fruta ou chocolate” volta na próxima terça-feira para falar sobre personalidade, e todos os elementos que tornam uma publicação distinta.