Planear com antecedência: A Páscoa antes do Natal

Colocam-se as promoções sazonais nos sites por ordem cronológica e regra geral muito em cima do acontecimento.

Por altura do Carnaval, os sites estavam cheios de pacotes para o Carnaval mas para a Páscoa não se encontrava nada.

Estamos tão habituados a pensar “last minute” e no facto das reservas acontecerem tão perto da data de chegada que nos esquecemos de um dado muito importante: o processo de decisão de compra.

Este artigo é uma chamada de atenção para a planificação com antecedência do canal de distribuição “próprio website”, e espero que vos alerte para a sua necessidade.

O Processo de Decisão de Compra

O potencial cliente passa por tentar encontrar online resposta às suas necessidades: Pesquisa, Compara e só depois compra.

É então essencial, e mesmo para os clientes leais à marca, que o site do hotel tenha a seu devido tempo resposta a estas necessidades.

Uma landing page para promoções sazonais (entenda-se que promoção não é desconto, é uma forma diferenciada da apresentação do produto hoteleiro), terá que ser optimizada para keywords de marca, destino e sazonais.

O importante será determinar quando é que o cliente inicia a sua fase de pesquisa sazonal nos motores de busca?

Uma ferramenta simples como a “keyword tool” do google adwords (para quem não tiver conta Keyword External Tool) pode determinar como se comportam os mercados geográficos.

Como Determinar Fase da Pesquisa

Utilizando a Keyword Tool, bastará apenas seleccionar o idioma e mercados geográficos sobre os quais pretende extrair informação.

A não esquecer que apenas faz sentido fazer o estudo no idioma que poderá optimizar. Por exemplo se o seu site não tem uma versão em espanhol e não tem condições de ter um micro-site, ou uma landing page isolada em espanhol então a pesquisa apenas fará sentido na avaliação do potencial de mercado vs investimento no desenvolvimento dos meios de comunicação.

De notar que poderá verificar igualmente que alguns mercados têm uma procura marcadamente doméstica, ou que registam procuras muito baixas.

Para ilustrar o artigo escolhemos dois mercados, Espanha e Reino Unido.

Em Espanha mercado historicamente associado à Páscoa em Portugal, começamos por introduzir o tema e ver o que nos retorna: “vacaciones semana santa”.

Amostra Keywords
Pesquisa Média Mensal
(Nov07 a Out08)
Pesquisas
Fevereiro 2009
Vacaciones (de) Semana Santa
11.800
1.990
Oferta(s) Vacaciones Semana Santa
1.140
85

Os dados acima indicados são por si só explicativos. No entanto as médias e dados sazonais são duas notas em discordância… faz-me lembrar a história do frango… eu não gosto de frango mas em média como meio.

É necessário aprofundar o detalhe mensal do último ano, basta fazer o download para excel dos resultados (em baixo procure o link csv) ficando com os valores detalhados, trabalhando os números chega-se a:

Amostra Keywords Dez 07 Jan 08 Fev 08 Mar 08
Vacaciones (de) Semana Santa
4.709
28.085
56.696
43.014
Oferta(s) Vacaciones Semana Santa
356
3.125
5.513
4.313

Na generalidade para Espanha o pico sazonal da Páscoa inicia-se 2 meses antes da mesma.

No Reino Unido começamos por explorar este nicho com “easter holidays” e…

Amostra Keywords
Pesquisa Média Mensal
(Nov07 a Out08)
Pesquisas
Fevereiro 2009
Easter Holiday(s)
73.600
30.200
Easter Family Holiday(s)
710
280
Cheap Easter Holiday(s)
2.620
980
Easter Holiday Packages
480
320

Uma avaliação do detalhe leva-nos a…

Amostra Keywords Nov 07 Dez 07 Jan 08 Fev 08 Mar 08
Easter Holiday(s)
39.194
45.726
150.242
160.694
276.140
Easter Family Holiday(s)
347
354
2.099
1.777
2.260
Cheap Easter Holiday(s)
1.066
1.621
6.903
7.724
9.247
Easter Holiday Packages
387
344
765
567
860

Em 2008 a Páscoa foi em Março, o grande pico de procura inicia-se 2 meses antes para o Reino Unido. Comportamento semelhante ao do mercado Espanhol.

Páscoa antes do Natal? Sim. A conclusão.

É dificil estimar quanto tempo uma landing page demora a chegar a um bom posicionamento orgânico (leia-se minimo 30 primeiros resultados), poderá demorar 1 ano ou 1 mês, muitos são os factores que influenciam esta ascenção: idade do site, tecnologia utilizada, politica de inlinks, conteudos relevantes, densidade da concorrência, entre outros.

Pela experiência consegue-se em média entre 3 a 6 meses alguma visibilidade, ora então retomemos a linha cronológica:

Para ambos os mercados ilustrados 2 meses antes assistia-se a um pico na procura + 3 a 6 meses para subir nos motores de busca, landing page deve ser publicada entre 6 a 9 meses antes da Páscoa, este ano a Páscoa é em Abril o que dá algo entre Julho e Novembro 2008.

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