BLOG T-HOTEL

Open Source, a nossa opção

Na T-Hotel não fazemos os nossos clientes reféns de modelos de software proprietário. Acreditamos firmemente que a única forma de satisfazer e reter aqueles que apostam em nós é através da qualidade dos nossos serviços e não pela criação de uma teia tecnológica de tal forma complexa de desmontar que torna o custo de mudança impraticável
/
/

3 minutos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

É muito comum associar-se o termo open source com software gratuito o que não corresponde totalmente à verdade. Importa, então começar por definir o que é open source. Entre muitas definições consideramos a providenciada pela Red Hat (uma empresa IBM) a mais correta e sucinta:

“Originalmente, open source é um termo que se refere ao software open source (OSS).Ele é um código projetado para ser acessado abertamente pelo público: todas as pessoas podem vê-lo, modificá-lo e distribuí-lo conforme as suas necessidades.

O software open source é desenvolvido de forma descentralizada, colaborativa e conta com a revisão e a produção pela comunidade. Ele costuma ser mais barato, mais flexível e mais duradouro do que as opções proprietárias, já que é desenvolvido por comunidades, e não por um único autor ou empresa.”

Não fazemos reféns!

Definido o que é o open source urge agora responder à pergunta que tantas vezes nos é colocada quando discutimos os projetos de presença web desenvolvidos pela T-Hotel – Porquê é que só usam software open source ?

– Não fazemos reféns! – Foi esta a resposta que dei recentemente durante uma videoconferência com um potencial cliente que me inquiria sobre a nossa opção pelo software de fonte aberta.

Na T-Hotel não fazemos os nossos clientes reféns de modelos de software proprietário. Acreditamos firmemente que a única forma de satisfazer e reter aqueles que apostam em nós é através da qualidade dos nossos serviços e não pela criação de uma teia tecnológica de tal forma complexa de desmontar que torna o custo de mudança impraticável. Contrariamente à prática de algumas empresas, não criamos um ambiente fechado onde o cliente está limitado nas suas opções e totalmente dependente do fornecedor.

A Revolução Open Source

Esta é a razão primordial porque, desde a nossa fundação, que optamos pelo uso de soluções “open source” para o desenvolvimento de websites e para a prestação dos nossos serviços de marketing digital. A outra motivação por detrás desta opção é de acreditarmos que as soluções “open source” são a melhor opção técnica para ajudar os nossos clientes a atingir os seus objetivos quando recorrem a nós para ter uma presença web moderna, profissional e ,acima de tudo, que venda com baixos custos de distribuição os seus quartos e outros serviços.

A revolução que o “open source” trouxe ao mercado de software moldou a Internet tal como a conhecemos hoje. Senão vejamos:

90% de todos os websites que usam um gestor de conteúdos como o WordPress (também a nossa opção)  utilizam soluções de “open source”, calcula-se que mais de 90% do top 1 milhão dos sites mais visitados  na web corre em servidores de fonte aberta. Até a mais antiga inimiga do software de código aberto, a Microsoft, abraçou esta tendência com a aquisição por  7,5 biliões de dólares do repositório de código Github e incorporando suporte nativo a sistemas Linux no seu produto bandeira, o Microsoft Windows. Poderíamos continuar a escrever um longo texto sobre as vantagens técnicas e financeiras do modelo de “open source” mas a premissa da liberdade já referida  é a mais importante para os nossos clientes atuais e futuros

E se for um cliente T-Hotel?

Se um cliente T-Hotel não estiver satisfeito poderá, sem grande esforço, aceder a uma comunidade global de milhões de opções sem que para isso seja obrigado a recriar o seu website de raiz com todos os custos e esforço que tal iniciativa implica. Acreditamos que a liberdade é um princípio fundamental em todos os aspetos da vida. Uma agência de marketing digital e tecnologia que se dedica ao setor da hotelaria e turismo tem a obrigação fundamental de tornar a experiência dos seus clientes satisfatória pela qualidade, pela construção de uma verdadeira relação. Da mesma forma que os hóspedes são livres de escolher, mudar de ideias e tomar outras opções quando selecionam  um hotel.

Comentários