Quais são os componentes do WebMarketing?

O WebMarketing não é apenas um silo de actividade, são vários silos que em conjunto permitem atingir os objectivos de marketing. Tendo como meio de comunicação/palco de acção a Internet.

Componentes do Webmarketing:

Presença Online Directa
Considera-se a presença online directa aquela que o hotel pode controlar na sua totalidade, ou seja, neste caso fala-se apenas do website e blog do hotel.

Search Engine Marketing
O SEM são todas as actividades levadas a cabo no website e fora do website que permitem que o mesmo obtenha bons posicionamentos nas folhas de resultados dos motores de busca.
Um website pode obter um bom posicionamento num motor de busca através de publicidade paga, vulgarmente conhecida como PPC (pay-per-click), ou através da aplicação de técnicas/boas práticas de SEO (search engine optimization).
Trabalha-se nesta área o posicionamento orgânico e o posicionamento pago de um website.

Email Marketing
É uma forma de marketing directo que utiliza o email como meio de fazer chegar a mensagem ao destinatário.
É um conceito simples que envolve enviar mensagens promocionais (aqui no sentido de promover não no sentido de venda descontada) via email. A complexidade vem com a diferenciação entre a existência de opt-in e o envio de mensagens não solicitadas. Enquanto que o primeiro formato se qualifica como uma forma legítima de e-mail marketing, a segunda é classificada como spam.

Blog Marketing
Utilização de um blog como ferramenta de marketing e relações públicas. Inclui a gestão não só da plataforma (parte mais técnica) ao desenvolvimento de conteúdos (texto, imagem, video etc…) próprios ou através de parcerias estratégicas que satisfaçam ou vão de encontro aos objectivos previamente definidos para a marca, e do blog como canal de comunicação.

Social Media Marketing
O trabalho conjunto das áreas de marketing, operacionais e de relações públicas para que a tecnologia e as próprias redes sociais possam ser utilizadas em benefício do hotel, da sua marca e da sua ligação com os clientes actuais e potenciais.

Relações Públicas Online
A transição daquilo que até agora era reduzido ao foro privado da empresa, e que agora vê o seu horizonte alargado ao contacto facilitado com jornalistas, influenciadores nacionais e estrangeiros, e no lado oposto a gestão de crises.
Esta área trabalha em conjunto com o SEO, mais especificamente no que diz respeito ao Inbound linking, e com a utilização das redes sociais.

Multimedia Marketing
Criação e divulgação de videos, podcasts e imagens.
Conhecendo as implicações e especificidades da sua utilização nas outras áreas do webmarketing.

Mobile Marketing
Gestão de toda a experiência móvel dos potenciais clientes e clientes, incluíndo áreas como campanhas de proximidade, compatibilidade multi-dispositivo do website e motor de reservas, comunicação por sms, aplicações.

Nem todos os hotéis, especialmente aqueles cujos recursos são reduzidos apresentarão as condições necessárias para investirem em todas as áreas do Webmarketing. O importante é saber da sua existência, das potenciais mais-valias que podem advir de cada uma delas, e escolher as que mais se enquadram aos objectivos de negócio do hotel.

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