SEO: Indexar vs Posicionamento

Este breve post hoje vem tentar explicar um conceito primário no contexto do SEO, a diferença entre indexação e posicionamento.

Encontrei recentemente muitos hoteleiros confusos com estes termos, e a compreensão dos mesmos pode ajudar na compreensão da base de trabalho do SEO.

Encaremos os motores de busca como as bases de dados onde as simpáticas bibliotecárias, inserem os livros para serem integrados no espólio da biblioteca.

Encaremos os utilizadores, como leitores ávidos em procura de material para os seus estudos, trabalhos.

Encaremos o SEO como o conjunto de técnicos que põe etiquetas nos vários livros.

Ora como é que isto tudo se encaixa:

Um livro chega à biblioteca oferecido pelo autor, pelo que a bibliotecária percebe da sua sinopse é algo sobre medicina, passa-o então ao técnico da área o qual após dedicada apreciação considera-o Medicina / Cardiologia / Prevenção Ataques Cardiacos, Enfartes.

A Bibliotecária dá entrada no sistema como Medicina, Cardiologia, Prevenção Ataques Cardiacos, coloca o nome do autor, ano, nome da obra. Mas esquece-se de o catalogar como enfartes.

Quando um utilizador chega à biblioteca e pede livros sobre enfartes, este livro em especial não vai aparecer.

Concluíndo o livro está indexado na biblioteca, ele foi carregado para o sistema , mas não foi posicionado para enfartes.

Transpondo isto para um hotel, o site pode existir num motor de busca, todas as suas páginas são reconhecidas e fazem parte da base de dados do motor de busca, mas podem não estar catalogadas para um determinado tema/palavra/conceito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *