A grande vantagem do marketing digital é a possibilidade de medir e monitorizar acções de marketing em detalhe. Mas quando os dados são extensos e variados há que saber analisar e não coleccionar.

Por aqui levantamos a vela apenas com os dados relevantes para o negócio. Libertamos a carga de números ocos que o fazem perseguir moinhos de vento gastando recursos desnecessários.
 
A compilação de dados e a criação de dashboards com várias métricas isoladas não é o mesmo que analisar os dados em contexto e obter respostas para as perguntas colocadas. Sem interpretação e sem exploração não existe web analytics.
 
Quando falamos de web analytics falamos na capacidade de responder a questões relevantes que o dono de negócio tem sobre o seu negócio online, e sobre o desempenho das ações online e offline levadas a cabo. Que lhe permitem tomar decisões para melhorar.
 
Podemos estar perante questões específicas sobre o desempenho do website, das campanhas publicitárias, sobre o impacto offline de determinada acção em particular, sobre a contribuição das redes sociais ou das campanhas de email.
Mas não sobre os dados estatísticos específicos às ferramentas utilizadas que nada adicionam ao negócio. Abordamos a interpretação de dados estatísticos relevantes e accionáveis no ajuste da direção das suas ações para chegar aos objectivos de negócio.
 
Confuso? Aconselhamos a leitura do seguinte artigo.